Reformas no condomínio: outono é a época ideal

Não é à toa que no período do outono observamos tantas obras nos condomínios. É uma estação de poucas chuvas e temperaturas mais amenas, sendo, portanto, ideal para que sejam realizadas as tão necessárias reformas no condomínio.

Outra razão para realizar manutenções e reformas nesta época do ano é o fato de que as áreas comuns externas passam a ser menos utilizadas pelos moradores. Com a chegada do friozinho, as pessoas costumam se recolher mais e não utilizam tanto os espaços, como quadras esportivas, piscina e parques infantis.

 

É tempo de reformas no condomínio

Previamente, uma empresa especializada deve fazer uma avaliação no condomínio para que sejam verificadas as obras e reformas necessárias.

No verão, o sol forte, a umidade e as chuvas desgastam muito as áreas mais expostas a essas ações do clima. É importante verificar como está a fachada do prédio, se há rachaduras nas quadras esportivas, casos de infiltrações, enfim, avaliar quais são as obras necessárias.

Feita a avaliação, o resultado deve ser levado ao conhecimento dos moradores para que tenham ciência e aprovem todas as obras necessárias. A partir daí, devem ser realizadas as licitações e contratadas as empresas especializadas que vão realizar cada uma das reformas.

Obras no condomínio mais comuns no outono

1. Jardinagem

Outono é a época de dormência das plantas e flores. Por isso, é o período ideal para mudanças nos jardins. Aproveite o ciclo das plantas e renove-as para quando a primavera chegar. A ausência de sol forte no outono permite que elas se fixem, cresçam saudáveis e estejam prontas quando a estação das flores chegar.

2. Fachadas

Com a mudança nas temperaturas e, principalmente, com a chegada do frio, torna-se comum ocorrerem trincas, rachaduras, manchas e o descolamento de pastilhas, decorrentes da movimentação dos materiais que acontece com a variação de temperatura no decorrer do dia. Razões para que os serviços de reforma e manutenção de fachadas sejam realizados no período de maior ocorrência destes problemas.

3. Impermeabilização

A infiltração é um problema bastante comum nos condomínios. Por ser um período de menor incidência de chuvas, o outono é ideal para realizar obras de impermeabilização. Neste caso específico é primordial que se contrate uma empresa especializada neste tipo de reparo, que tenha experiência, seja idônea e ofereça uma boa garantia.

4. Quadras poliesportivas

Aproveite também para cuidar das quadras que já não são mais tão utilizadas. Verifique os estragos causados pelo verão. A alta utilização, o uso de skates, patins e afins nestas áreas podem ter trazido danos para o piso. Este é o momento para reformas necessárias em pisos, traves de futebol e redes utilizadas na prática de alguns esportes. Época boa também para pintura das faixas existentes nas quadras, uma vez que não chove com tanta frequência.

5. Piscina

Agora que ela não será utilizada por um bom tempo, é o momento de verificar se existe a necessidade de alguma manutenção e realizá-la enquanto os dias mais quentes não chegam.

Aproveite o outono. Veja quais as melhorias estruturais que seu condomínio está necessitando. A hora é esta.

Fonte: FiberSals

Condomínios e a Epidemia da Dengue
21 de fevereiro de 2024
Veja nosso horário de funcionamento na semana de Carnaval
Dicas para reduzir custos e aumentar a eficiência financeira de condomínios
Guarda de chave na portaria pode trazer problemas
Conheça as condições para o uso do FGTS na compra do imóvel
Animais em condomínio: 6 dicas para uma boa convivência

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário