Apartamento de cobertura: 10 coisas para saber antes de comprar o seu

Para muitos a realização de um sonho, para outros uma surpresa nem sempre muito boa. Esse contraponto define o que é morar em um apartamento de cobertura.

Podemos dizer que a cobertura de um condomínio nada mais é que uma casa em cima de um prédio, ou seja, há vantagens e desvantagens, que precisam ser administradas.

Será que devo comprar um apartamento de cobertura? Para cada pessoa, essa resposta pode ser diferente.

A seguir, separamos 10 pontos de atenção, que você deve observar antes de tomar uma decisão. Vamos a eles:

1. Maior área útil

Na grande maioria das vezes, o apartamento de cobertura é a maior unidade do prédio, agregando terraços e áreas privativas à sua metragem. Não é raro a cobertura ter mais de um pavimento integrado e, por ser bastante cobiçada, sua valorização é constante.

2. Privacidade

Como não há morador de cima, esqueça os ruídos habituais de um apartamento, tais como passos, descargas, animais de estimação correndo e crianças pulando. Além disso, em diversas coberturas, há churrasqueira, piscina e terraços exclusivos, ou seja, você só usará esses mesmos equipamentos das áreas comuns do condomínio, se realmente quiser. Caso contrário, você terá um pequeno clube para chamar de seu.

3. Segurança

Por estar no último pavimento do edifício e ter uma planta diferenciada em relação aos demais apartamentos, a cobertura tem menos risco de invasão. Os assaltos em prédios costumam ser planejados por pessoas que conhecem a sua parte interna. Portanto, manter-se afastado da cobertura diminui o risco de algo dar errado. Além disso, em alguns casos, por ter acessos exclusivos, pode haver sistemas de monitoramento particulares.

4. Vista

Estar no topo do prédio confere à cobertura a melhor vista. Além de estar mais alto, a cobertura oferece uma vista panorâmica. Então, se o sol se põe do lado oposto ao das janelas dos demais apartamentos, na cobertura basta se posicionar no lugar mais agradável do terraço para contemplá-lo.

5. Status

Para algumas pessoas, posses que confiram status diante da sociedade são muito importantes. As coberturas luxuosas e exclusivas representam muito bem essas conquistas, sendo, para muitos, símbolo de sucesso pessoal e profissional.

6. Taxa de condomínio

Na grande maioria das vezes, a taxa condominial é definida pela fração ideal de cada unidade. Sendo assim, quando comparada aos demais apartamentos, quanto maior for, mais condomínio pagará.

Apesar disso, na maioria dos casos, na hora de votar nas assembleias, o voto da cobertura tem o mesmo peso dos outros (a não ser que o voto também seja definido por fração ideal).

7. Obras no prédio

As obras necessárias nas fachadas do prédio podem ser feitas de duas formas: com acesso pelo térreo e deslocamento por plataformas ou acesso pela cobertura e deslocamento por cadeirinhas, sendo essa última opção, muito mais barata. Não é à toa que a maioria dos prédios a escolhe. Portanto, o morador da cobertura é obrigado a permitir o acesso da equipe. Caso resista, o condomínio poderá obter ordem judicial para tal.

8. Infiltrações

Por terem grandes áreas expostas a chuvas, a cobertura fica mais vulnerável à ocorrência e infiltrações. E caso o método utilizado para correção não seja bem selecionado, o problema tende a se tornar crônico. Neste contexto, o Sistema Fibersals é o único eficiente e definitivo indicado para todas as áreas da cobertura (inclusive aquelas com tráfego constante), pois consiste em tecnologia única de revestimento com poliéster de alto desempenho. É aplicado diretamente sobre o piso, sem necessidade de “quebra quebra”, resultando em um novo piso com espessura de 3 a 5 mm, já com acabamento personalizado.

9. Desconforto térmico

Além das paredes, os telhados e lajes da cobertura também contribuem nas trocas térmicas, deixando o interior quente no verão e frio no inverno. Para diminuir a intensidade dessas trocas, revestir o telhado com a Solução 100% Silicone, mantém o telhado impermeabilizado e diminui sensivelmente a absorção de calor. Tudo isso com a vantagem de não gerar entulho ou sobrepeso na estrutura. Além disso, você garante o fim das goteiras!

10. Manutenção

Por ter áreas externas, é muito provável que o apartamento de cobertura tenha jardins, piscinas e até coberturas retráteis. Então, além da manutenção habitual de um apartamento, também serão necessários profissionais e materiais para cuidar de cada um desses equipamentos, aumentando bastante a despesa mensal com o imóvel.

Fonte: FiberSals

Condomínios e a Epidemia da Dengue
21 de fevereiro de 2024
Veja nosso horário de funcionamento na semana de Carnaval
Dicas para reduzir custos e aumentar a eficiência financeira de condomínios
Guarda de chave na portaria pode trazer problemas
Conheça as condições para o uso do FGTS na compra do imóvel
Animais em condomínio: 6 dicas para uma boa convivência

3 Comentários

Deixe um Comentário