Dia Mundial da Água – medidas sustentáveis no condomínio

Dia Mundial da Água – medidas sustentáveis no condomínio

Como o Dia Mundial da Água está chegando, nós resolvemos falar sobre o uso consciente desse precioso bem e te ajudar a preservá-lo, trazendo, no post de hoje, medidas sustentáveis para serem implementadas no seu condomínio. Continue lendo e saiba mais!

É sempre importante lembrar que a água é um recurso finito e, de fato, cada vez mais escasso. Isso se deve, principalmente, à má utilização das pessoas, que, em sua maioria, não pensam no futuro. Por isso, é missão de cada um de nós ter um estilo de vida mais sustentável, ajudando o planeta.

Antes de qualquer coisa, o respeito pela água e por todas as preciosidades naturais às quais temos acesso é necessário. Sem respeito, nada vai pra frente. Além disso, é preciso que todos nós nos conscientizemos sobre os recursos que temos e sobre a nossa participação no seu consumo.

Ampliando isso para uma visão coletiva, é possível implantar algumas ações nos condomínios residenciais, e, assim, torná-lo mais ecologicamente correto, colaborando com a natureza. As conversas e debates sobre o assunto são fundamentais, por isso, o síndico deve, sempre, incentivá-las.

Além das conversas, algumas atitudes fazem toda a diferença. Confira a seguir:

 

  • Água da chuva

Os sistemas de captação da água da chuva podem funcionar muito bem, tanto para a rega de plantas e limpeza de pisos das áreas comuns, por exemplo, como, até mesmo, dependendo do número de unidades e da incidência de chuvas no local, para suprir os apartamentos.

 

  • Campanhas de conscientização

Como já falado, é essencial que os condôminos entendam a importância e a proporção dos impactos de suas atitudes no futuro do planeta. Para isso, campanhas de conscientização, levando dados concretos e alarmantes, são muito indicadas.

 

  • Dispositivos economizadores

Há, no mercado, algumas opções de aparelhos que ajudam a economizar água, como, por exemplo, os restritores de vazão, aeradores e os temporizadores.

 

  • Hidrômetros

A troca de hidrômetros coletivos pelos individuais gera muita economia e, sem dúvidas, o retorno do investimento será rápido.

 

  • Manutenção preventiva

Ela deve ser feita periodicamente, pois, além de evitar muitos problemas futuros, a manutenção preventiva evita, também, os desperdícios, encontrando, por exemplo, vazamentos – que devem ser consertados imediatamente.

Esperamos que, com o auxílio das informações e dicas que trouxemos nessa matéria, o seu condomínio consiga se tornar mais sustentável e, assim, ajudar o planeta a se manter mais saudável. Aproveite e compartilhe o post com seus amigos, familiares e vizinhos!

Coronavírus: veja quais cuidados devemos ter ao chegar em casa
Dia da Mulher – Aumento no espaço das mulheres nos condomínios
3 dicas para economizar água na hora de lavar a louça
Por que você não deve lavar a tábua de cortar com detergente

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário