Imóveis mais frescos em épocas de calor

Imóveis mais frescos em épocas de calor

Durante o verão, o calor intenso nos atrapalha a fazer diversas atividades até mesmo comuns do nosso cotidiano, principalmente em alguns locais do Brasil. E, por essa razão, o ar condicionado se torna o queridinho de todos. Trouxemos, no post de hoje, informações importantes desse aparelho. Confira!

Primeiramente, é importante falar sobre a instalação, que deve seguir algumas normas de segurança. Antes de tudo, ela (instalação do ar condicionado) requer a averiguação de um profissional, sobre o local ser ou não adequado para recebê-lo – já que não se pode furar viga ou pilares, por exemplo.

Em prédios antigos, outros fatores ainda devem ser levados em conta. O ideal é que seja feito um projeto de modernização, revendo as instalações elétricas e hidráulicas, e, então, demarcando corretamente os locais de instalação. Erros, em prédios antigos, ou novos, podem ocasionar incêndios e até desmoronamentos.

Por isso, ao desejar instalar um aparelho de ar condicionado, o condômino deve informar ao síndico, apresentando a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) da empresa que fará a obra. Sendo concedida a autorização do síndico (que precisa comunicar à administradora), o morador pode prosseguir.

Na hora de fazer, de fato, a instalação, é necessário observar alguns fatores, como, por exemplo, a potência compatível da rede elétrica. O ar condicionado precisa de um ponto elétrico exclusivo, não podendo compartilhar com a televisão, computador ou qualquer outro equipamento.

O descumprimento a isso (ponto exclusivo) pode causar sérios danos aos aparelhos (ao ar condicionado e aos outros ligados no mesmo ponto), e, até, gerar curtos-circuitos e incêndios. Por isso, também é importante observar se a rede elétrica do condomínio suporta a voltagem.

De qualquer forma, o condômino precisa, então, da autorização do síndico, e tudo deve ser acompanhado por um profissional responsável, que analisará todos os fatores, evitando que haja sobrecarga nas instalações elétricas do edifício, além de outros problemas, como os já mencionados.

Para que o ar condicionado não gere gastos exagerados, é essencial que as manutenções devidas sejam feitas. Recomenda-se o período do inverno para elas, já que os preços são melhores do que no verão, além de ser mais fácil ficar com o aparelho desligado por certo espaço de tempo.

Na escolha dos aparelhos, prefira os equipamentos com tecnologia “inverter”, que reduzem o consumo de energia elétrica, já que têm velocidade variável dos compressores, fornecendo uma quantidade precisa de energia para resfriar o ambiente, de acordo com a necessidade, evitando desperdícios.

Esperamos que, com as informações e sugestões que trouxemos nessa matéria, você consiga manter seus imóveis mais frescos durante o calor intenso do verão – ou de qualquer outra estação –, seguindo os processos necessários para que tudo ocorra como tem que ser.

Cuidando do condomínio durante período de férias
Ventilador, climatizador e ar-condicionado: em qual apostar?
5 truques para refrescar a casa no verão
Cozinha gourmet: dicas para deixar a decoração do ambiente digna de um chef
Reservatório de água de consumo coletivo: grandes responsabilidades
Medidas de segurança preventiva na locação

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário