Jardim vertical: dicas de especialistas para a manutenção

Jardim vertical: dicas de especialistas para a manutenção

Jardins verticais – também conhecidos como paredes e painéis verdes – são considerados boas soluções para quem não tem espaço para plantar na horizontal ou para valorizar paredes e muros.

Apesar de existirem várias técnicas que podem variar para pequenos e grandes espaços, algumas regras e sugestões são fundamentais para a manutenção deste tipo de jardim. Confira, abaixo, as dicas dos paisagistas Luciano Lacerda, da Villa Garden, e Rafaela Novaes, do escritório Rafaela Novaes Arquitetura Paisagística, ambos parceiros da GreenWall Ceramic também.

– Escolha da planta
É importante escolher a espécie de acordo com o ambiente que o jardim será instalado. Um dos principais pontos a serem levados em conta é a entrada de luz natural – se muito ou pouco. Assim, é possível evitar que plantas de sombra sejam expostas ao sol e vice-versa.

– Podas
Mesmo nos jardins verticais as podas de crescimento são muito importantes. Tire as folhas secas, de modo que estimule o crescimento das plantas.

– Irrigação
Tanto falta, como excesso de água são ruins para as plantas. Por isso, fique sempre atento ao tempo de irrigação. Uma dica é fazer o “teste do dedinho”, em que você pode colocar o dedo na terra, cerca de 2 cm da superfície, após 2 horas de irrigada. Se seu dedo ficou sujo de terra, diminua a água. O correto é sentir o substrato úmido e com certo frescor – neste caso, seu dedo deve sair seco e com apenas alguns resquícios de terra.

– Substrato
A escolha de produto especial e próprio para o jardim vertical é fundamental para o desenvolvimento das plantas. Isto porque, a terra convencional se compacta e impede o crescimento das raízes e a infiltração da água. Em outros casos, podem acabar se decompondo muito mais rápido e consequentemente aumentando a periodicidade de manutenção. Por isso, a dica é investir em um substrato com turfa importada, porque tem longa durabilidade e já vem com abubação lenta – veja o próximo item – que permite desenvolvimento adequado às plantas.

– Adubação
Assim como qualquer outro jardim, este é um ponto indispensável. A dica é optar por adubo de liberação lenta. Esse tipo de produto libera, gradativamente,  pequenas quantidades de fertilizantes quando em contato com a água e pode durar até um ano.  “É uma ótima opção para quem busca facilidade e quer ter um jardim bem bonito”, finaliza a paisagista Rafaela.

 

Fonte: Revista Casa e Jardim

Cozinha gourmet: dicas para deixar a decoração do ambiente digna de um chef
Reservatório de água de consumo coletivo: grandes responsabilidades
Medidas de segurança preventiva na locação
Escolha de móveis planejados sem erros!
Como executar serviços condominiais durante a pandemia
Especialista lista cuidados com equipamentos e áreas comuns em condomínios durante a Covid-19

1 Comentário

Deixe um Comentário