10 regras básicas de etiqueta que nem todo mundo sabe

10 regras básicas de etiqueta que nem todo mundo sabe

Quando chega o momento de arrumar a mesa, você sabe onde deve ficar a faca? E o guardanapo? Devo colocar música? Posso colocar o prato direto na mesa? Estas são dúvidas básicas recorrentes e solucioná-las faz toda a diferença na hora de preparar uma recepção aos amigos e família. O mesmo acontece quando você é convidado para o evento e fica com receio de agir de determinada forma. Pensando nisso, Casa e Comida selecionou dicas do livro Décor Tables, da Sandra Fóz, para facilitar a sua vida e fazer com que você possa aproveitar sem medo.

1 “Minha mobília é tão linda, nem precisa de toalha”. Precisa, sim! Por mais bacana que o móvel seja, nunca coloque o prato diretamente sobre a mesa. Aposte no serviço americano, sousplats ou na tradicional toalha.

2 Se estiver na casa de outra pessoa, observe sempre os anfitriões. Na hora de sentar à mesa, é elegante esperar que eles se sentem antes de se acomodar. O mesmo acontece no momento de começar a comer. A menos que insistam, espere o dono da casa dar a primeira garfada.

3 Vai bebericar o seu drinque no meio da refeição? Não se esqueça de limpar a boca com guardanapo antes. Isso evita as marcas de gordura que ficam na borda do copo.

É essencial apresentar o menu que será servido ao convidado – se for com criatividade, melhor ainda.

Você já decidiu qual louça usar, mas como organizá-las na mesa? A regra é simples: copos ligeiramente à direita, garfos à esquerda, facas à direita e guardanapo à esquerda, ao lado dos garfos. Tudo isso é pensado para a praticidade do convidado.

Para as bebidinhas, sempre deve haver três taças. A maior é para água, a média para vinho tinto e a menor para vinho branco. Vai servir cerveja? Pode adicionar um copo ou caneca na lista.

Para não acontecer nenhuma situação embaraçosa, a sugestão é fazer o placement (distribuição) dos convidados por meio de cartõezinhos com o nome da pessoa no lugar que ela deve se sentar. Nesse caso, também dá para abusar da criatividade.

8 Nos cumprimentos iniciais, é indispensável que o anfitrião apresente os convidados uns aos outros para que todos se sintam à vontade.

Música é sempre um plus no ambiente, porém, deve-se tomar cuidado com o volume. Aposte em músicas de fundo tranquilas e delicadas e escolha uma altura que não interfira a conversa dos convidados.

 10 O gelo para as bebidas não pode acabar. Confira se a quantidade que você possui é suficiente e distribua em baldes próprios para a função. A dica da foto é colocar flores dentro de alguns cubinhos para, além de útil, servir como decoração.

 

Fonte: Revista Casa e Jardim

Pets em condomínios: Conviva em harmonia com seus vizinhos e animais seguindo regras básicas 
O condômino pode fazer alterações na fachada do imóvel?
Regras de uso do salão de festas do condomínio
Regras para uso das áreas comuns
Condomínio edilício: conheça cinco deveres dos condôminos

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário