Começo sem sustos

Começo sem sustos

O sonho da casa própria, enfim, está para se materializar. E agora, qual o próximo passo? Saber quais os documentos certos para conferir a regularização do imóvel, a hora certa de pagar o sinal (e quem paga) e o imposto sobre transferência de bens imóveis (ITBI) são algumas das dúvidas mais frequentes nessa primeira compra.

A primeira ação, segundo o advogado especialista na área imobiliária Hamilton Quirino, é verificar se o imóvel tem problemas, como infiltrações ou alguma obra irregular. Vale também saber quanto custam- e se estão em dia – o condomínio e o IPTU. E, se for o caso, fazer um prévio orçamento do custo de eventuais reformas.

Se do lado de dentro está tudo certo, é a hora de checar se a papelada da propriedade se encontra na mesma situação. São vários os documentos necessários, mas o mais importante é a certidão de ônus gerais. É uma espécie de raios X do imóvel, que pode ser retirada em um dos cartórios de Registro Geral de Imóveis (RGI) – é preciso verificar onde é o cartório que atende o bairro em que o imóvel será comprado. Para chegar até esta certidão, é preciso ter o endereço ou o número da matrícula do imóvel.

– Sempre que possível busque a ajuda de um profissional e desconfie de “superpromoções”, taxas de juros muito baixas, contrato pequeno ou compra sem análise de crédito. Essa será a compra do seu primeiro imóvel e a concretização do sonho da casa própria Para muitos, será a única compra de um imóvel na vida – diz o diretor da Mais Consultoria Imobiliária, André Barros.

 

Fonte: SecoviRio

Coronavírus: veja quais cuidados devemos ter ao chegar em casa
Locador e Locatário: Quais são as diferenças?
7 dicas para garantir acessibilidade em condomínios residenciais
Mudanças em condomínios: como organizar?
Manual descritivo: o que observar no documento na compra de um imóvel na planta?
Dicas para uma mudança organizada
15 de fevereiro de 2019

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário