Como pintar paredes: 8 erros que você comete

Como pintar paredes: 8 erros que você comete

#1 Ter muito medo de errar…
E acabar se jogando só nos tons neutros. Da mesma forma que exagerar em cores vibrantes é ruim, não ter cor nenhuma também é. Um dos maiores erros na pintura da casa está em não criar um contraste.

#2 Combinar demais
É extremamente tentador e simples escolher a cor da parede de acordo com o tom predominante na decoração, mas não se renda tão fácil. O resultado será um ambiente pesado e enjoativo. Aposte em uma cor parecida, mas em uma tonalidade bem mais suave do que a referência principal.

#3 Exagerar na cor
Uma vez que você se apaixonou por uma cor, é muito fácil acabar extrapolando e esquecer de equilibrar o ambiente com tons neutros. Acrescentar alguns toques de branco ou cinza ajudam a trazer um descanso para o olhar.

#4 Pintar o teto de branco
O teto, apesar de ser grande, acaba não recebendo muita atenção. Na hora de pintá-lo, evite a cor branca, pois ela traz um pouco de pigmento cinza, que deixa o ambiente mais frio. Opte por um tom creme no lugar, que deixará o espaço mais confortável. Devido à dificuldade, é recomendável contratar um profissional para essa tarefa, ok?

#5 Usar cores totalmente diferentes em cada ambiente
Já é esperado encontrar um ambiente relaxante e tranquilo na sala de estar ou um cantinho livre e surpreendente no lavabo. Mas, apesar disso, é interessante que todos os ambientes sigam uma certa linha, estejam conectados, mesmo com cores diferentes. A casa e todos os seus cômodos precisam trazer a sensação de unidade.

#6 Usar a mesma cor na casa inteira
Sim, a palavra de ordem é equilíbrio. Não variar os tons deixará o seu lar cansativo, então, uma das melhores opções é criar um esquema com duas cores diferentes, que não deixam os ambientes monótonos ou engessados.

#7 Não dar atenção ao tipo de acabamento
Um acabamento fosco, por exemplo, permite disfarçar alguns defeitos na superfície, mas, por outro lado, também tende a acumular mais sujeira, por ser muito poroso. Já os acabamentos do tipo acetinado e semibrilho são mais resistentes e facilitam na hora da faxina. Por isso, pense bem na hora da escolha do tipo ideal para a sua casa.

#8 Mudar tudo de uma vez só
Com todas as questões que cercam esse universo da pintura de paredes, é compreensível que você não queira ter dores de cabeça trocando o visual de todos os ambientes. Mas, tente ver a casa como você, que muda de estilo pessoal de tempos em tempos. Não se sinta pressionado a mudar a casa toda de uma vez. Comece por um ambiente, experimente e, aos poucos, vá transformando o seu lar.

 

Fonte: Revista Casa e Jardim

Cozinha gourmet: dicas para deixar a decoração do ambiente digna de um chef
Reservatório de água de consumo coletivo: grandes responsabilidades
Medidas de segurança preventiva na locação
Escolha de móveis planejados sem erros!
Como executar serviços condominiais durante a pandemia
Alerj aprova regras para condomínios durante a pandemia da Covid-19

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário