13 receitas caseiras antimanchas que você não conhecia

13 receitas caseiras antimanchas que você não conhecia

Você sabia que cascas de banana são excelentes para limpar couro? Que uma fatia de limão pode polir suas porcelanas? Ou que passar folhas de jornal nos vidros, combinadas com álcool e vinagre, é muito mais eficiente? Listamos 13 receitas domésticas diferentes que podem fazer verdadeiros milagres.

1 Uma arma fatal – e também sustentável – contra manchas de barro é reutilizar a água da fervura de batatas e passar sobre elas. A sujeira também pode ser eliminada com um pouco de xampu infantil, desses com PH neutro, e um pano úmido. Tenha à mão um secador de cabelo: caso a área permaneça úmida por muito tempo, o estrago pode ser maior!

2 Pisos de madeira: Esqueça os produtos de supermercado na hora de limpá-los. A dupla pano com água – seguida por um pano levemente úmido – dá conta do recado. Cloro e produtos de limpeza agridem a madeira. Caso você note que a há a necessidade de fazer uma limpeza mais profunda, poucas gotas de detergente neutro estão liberadas durante a limpeza diária.

3 Se cair vinho, refrigerante ou café no sofá, não se desespere. É chegada a hora de usar o famoso “mata-borrão”. Isso significa pegar um pano branco e absorver ao máximo o líquido. Importante: apenas absorva, não esfregue de jeito nenhum, para não aumentar a área manchada. Se mesmo após a absorção a sujeira persistir, passe um pouco de gelo sobre a superfície e, novamente, deixe o pano branco extrair o líquido.

Sabe aquele chiclete que o amiguinho do seu filho resolveu colar no sofá? A receita é ter paciência. Vá à cozinha, pegue um gelo e deixe-o sobre o chiclete até que endureça. Então, com o auxílio de uma espátula, vá desgrudando-o do sofá com calma. Lembre-se: cuidado para não puxá-lo, o tecido pode rasgar.

5 Manchas de sangue são complicadas, mas podem ser removidas com dois produtos: xampu infantil com PH neutro ou água oxigenada. No primeiro caso, vale o mesmo procedimento utilizado para eliminar a sujeira de barro. No segundo, coloca-se a água oxigenada sobre um papel ou pano, em seguida sobre a mancha e, depois, seca-se a região.

6 Ninguém merece abrir a porta do armário e dar de cara com a roupa cheia de bolor. Acabe com esse vilão fazendo uso de uma receitinha caseira: acrescente ¼ de essência de alfazema a meio copo de vinagre e pronto. Após aplicar a solução em todo o armário, mantenha as portas abertas para a evaporação da substância.

7 Receita mágica de limpa-vidros: adicione 250 ml de água a mesma quantidade de álcool e uma colher de sopa de vinagre branco. Coloque a solução em um borrifador e aplique no vidro sujo. A limpeza fica mais eficiente substituindo o pano por uma folha de jornal.

8 Para tirar aquela sujeira persistente da banheira ou da pia basta polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio em uma esponja úmida e passar sobre a superfície desejada. Deixe agir de dez a 20 minutos. A composição amolecerá as manchas, que sairão mais facilmente.

9 Você sabia que o café já foi utilizado no passado como desodorante corporal? Tire os cheiros desagradáveis da geladeira aplicando uma xícara de pó de café e espere seu efeito. Se não funcionar, você pode recorrer à mistura de leite e essência de baunilha ou a um recipiente com bicarbonato de sódio.

10 Resgate o brilho dos objetos de cobre com a seguinte solução: em uma fatia de limão, polvilhe um pouco de sal e passe o gomo na superfície da peça. Retire o excesso do suco com um pano úmido. No caso da porcelana, a casca é que deve ser utilizada para polir o material.

11 Plástico sem odorCheiros de alimento ficam impregnados com facilidade em recipientes de plástico. Coloque água e bicarbonato nessas vasilhas e leve-as ao congelador por dois dias. Seus potes e tigelas vão ficar com a aparência – e cheirinho – de novos.

12 Quem nunca chegou em casa depois de um dia cheio, sentou no sofá e comeu uma pizza sobre o móvel? Se o azeite escorregar para o estofado, corte um limão ao meio e passe sobre a gordura. Em seguida, limpe com um pano umedecido e seque a peça o quanto antes, de preferência com um secador de cabelo.

13 O maior problema da urina não é o cheiro nem a cor amarelada. É, na realidade, a ação que ela tem sobre tecidos. Ela é extremamente ácida, e, portanto, queima o estofado. Se o cachorrinho batizou o sofá, pegue um pano branco para absorção seguido por um umedecido com álcool.

 

Fonte: Revista Casa e Jardim

Dicas para uma mudança organizada
15 de fevereiro de 2019
Manutenção na varanda
17 de janeiro de 2019
Regras de uso do salão de festas do condomínio
Reutilize as luzinhas de Natal na decoração da casa
5 perguntas para se fazer antes de começar a reformar
Checklist: saiba o que fazer após pegar as chaves de um novo imóvel

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário