Porteiros e segurança em condomínios

Porteiros e segurança em condomínios

Algumas medidas tomadas pelo porteiro garantem maior segurança para o edifício que ele trabalha – sendo residencial ou comercial. Por essa razão, resolvemos trazer, na matéria de hoje, informações sobre a relação dos porteiros com a segurança em condomínios. Confira a seguir!

O porteiro é responsável por diversas funções dentro de um prédio e, entre as mais importantes, está garantir a segurança dos seus moradores, funcionários e visitantes. Por isso, alguns procedimentos são necessários e merecem muita atenção, como, por exemplo, o controle de acesso de quem entra e sai.

Além disso, também fazem parte de suas responsabilidades a recepção de cartas e encomendas e o monitoramento (normalmente, eletrônico, através de câmeras) da movimentação pelas áreas do condomínio. Ele deve identificar o visitante, liberando ou não sua entrada, e registrando a mesma, quando ocorrer.

Por essas e outras razões, é essencial capacitar e instruir os porteiros sobre como devem agir em situações específicas, bem como ensinar e orientar sobre o modo de utilização dos aparatos tecnológicos, como câmeras de vigilância, equipamentos de telecomunicação (interfone e telefone, por exemplo) e as catracas de acesso.

Sendo ele o principal responsável por cumprir os protocolos de segurança dos edifícios, deve ter um ambiente organizado para trabalhar, e, muito importante, contar com a colaboração dos moradores e funcionários para a melhor realização do seu trabalho, garantindo a segurança e tranquilidade de todos.

Dentre as atitudes de colaboração dos moradores e funcionários estão algumas simples, mas que fazem toda a diferença, como não deixar as chaves de imóveis ou carros na portaria, não alugar vagas de garagem a pessoas de fora do prédio e avisar ao porteiro e síndico sobre mudanças de funcionários e visitas específicas.

Já em relação ao porteiro, alguns detalhes que podem passar despercebidos, mas não devem, são, por exemplo:

  • Impedir o acesso de estranhos para usarem o banheiro ou irem a qualquer dependência do condomínio;
  • Não comentar com ninguém, nem outros moradores ou funcionários, sobre hábitos e rotina de nenhum condômino;
  • Acender e apagar as luzes das áreas comuns de acordo com a necessidade.

E então, o que você achou de todas essas informações?! Esperamos que tenha gostado e que sejam úteis para ajudar a melhorar a segurança do seu condomínio! Compartilhe esse post com o síndico e outros moradores/funcionários para que todos fiquem cientes.

Tag oferece praticidade, mas segurança depende da forma como é utilizada
O que você precisa saber sobre a segurança em prédios
Medidas de segurança preventiva na locação
Conheça soluções inovadoras para seu condomínio
Alerj aprova regras para condomínios durante a pandemia da Covid-19
Coronavírus: como fica a vida em condomínio em tempo de isolamento

2 Comentários

Deixe um Comentário