Alternativas para construções sustentáveis

Alternativas para construções sustentáveis

A construção civil é um dos setores que mais causam impactos ao meio ambiente. Além dos enormes gastos com energia e água, estima-se que 50% dos resíduos sólidos gerados pelo homem venham desse setor. Por isso, resolvemos trazer, no post de hoje, alternativas para construções sustentáveis.

Quem está pensando em fazer uma obra ou reforma, independente do tamanho, pode optar por materiais e sistemas ecologicamente corretos, economizando dinheiro e, é claro, ajudando a natureza. A seguir, listamos alguns materiais incluídos nessa onda verde. Confira abaixo!

  • Reaproveitando: diversos materiais que são descartados de forma incorreta após alguma construção ser derrubada, como portas, janelas, pisos e ferragens, por exemplo, podem ser reaproveitados. É possível consegui-los de graça ou por preços bem baratos.
  • Madeira: você já ouviu falar na madeira plástica?! Essa é uma alternativa ao uso de madeira, diminuindo o desmatamento. Outra opção é a madeira de reflorestamento, que garante o replantio das árvores.
  • Tijolos: os chamados tijolos crus, além do solo-cimento e OSB (Oriented Strand Board, que são painéis de madeira para fechamento de paredes) são opções aos tijolos comuns, que geram muitos resíduos, poluindo o meio ambiente. Há, também, os tijolos de demolição.
  • Telhas: assim com os tijolos, seus resíduos também poluem muito o meio ambiente. As telhas de cerâmica e cimentícias, feitas com materiais recicláveis, são boas alternativas. Telhas brancas, além de mais sustentáveis, rebatem a luz do sol, mantendo a temperatura dos ambientes mais baixa.
  • Pisos externos: substitua os pisos de ambientes externos por placas autodrenantes, que, drenando os líquidos (da chuva, por exemplo), evitam a formação de poças, economizando água para sua limpeza, já que a lavagem não é necessária.

E então, o que achou das informações que compartilhamos nessa matéria?! Essa é uma tendência, já que construções desse tipo estão ganhando força ao redor do mundo. Entre, você também, nessa onda, e ajude a espalhá-la, em prol de um meio ambiente mais equilibrado.

Conheça 10 revestimentos que facilitam a limpeza da casa
Imóveis sustentáveis conquistam mercado

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário