Veja o que não se deve fazer na hora de decorar a casa

Veja o que não se deve fazer na hora de decorar a casa

Você acaba de se mudar para o seu novo lar e é claro que quer deixar tudo com a sua cara. Mas, você qual é o seu estilo? É preciso ter cuidado na hora de escolher os objetos para decoração e acabar fazendo o tipo “brega”. Apesar dessa palavra ser muito relativa, nenhuma de nós quer ser vista dessa forma.

Um bom exemplo do que é considerado brega pela maioria das pessoas é o tal pinguim em cima da geladeira. Mesmo que a maioria pense dessa forma, isso não quer dizer que apenas esse acessório tornará aquela casa totalmente cafona e a dona dela será taxada da mesma forma.

Renove a sua casa pintando móveis antigos.

Gosto não se discute. Afinal de contas, que graça teria se todas gostassem das mesmas cores e dos mesmos acessórios? Nenhum local da casa teria personalidade própria ou então seria uma grande mistura de tudo o que não combina com o seu estilo. É preciso evitar certas atitudes como ser exagerada demais ou que o ambiente deixe claro que aquilo nada tem a ver com você.

Nunca tente copiar o estilo de alguém

Você foia até a casa de uma amiga ou viu a decoração da casa de um famoso e quer fazer igual. Pare por aí! Primeiro, porque a sua casa tem um espaço completamente diferente assim como o seu jeito de ser. Você pode usar aquilo que achou bonito como referência, mas não como cópia, pois nunca ficará do mesmo jeito. Tente adequar o que você achou bonito às suas necessidades e gostos pessoais.

Acessórios que não se harmonizam

É muito comum ver isso em residências que possuem muitos acessórios como parte da decoração da casa. Possivelmente haverá um desequilíbrio entre o formato e as cores das peças, o que poderá deixar o seu ambiente com um estilo brega. Por exemplo, mantas no sofá podem ser cafonas se você não souber como combiná-las, mas usando a cor certa pode trazer uma certa elegância ao ambiente.

Procure não exagerar nas cores

Você pode querer deixar o ambiente colorido e alto astral, mas pode fazer de uma forma completamente equivocada. As almofadas de uma cor, paredes com texturas, móveis de outra cor…tudo se transforma numa grande poluição visual. Na hora de escolher a composição de cores do ambiente o piso, a iluminação e outros detalhes devem ser levados em consideração.

Muitos tapetes

Os tapetes têm o poder de deixar o ambiente mais aconchegante e confortável. Porém, é preciso saber qual o melhor tipo para usar em cada lugar da casa e isso vai depender do tráfego de pessoas no ambiente. Por exemplo, os famosos tapetes persas são ideais para halls de entrada e salas pois são o centro das atenções.

Muito porta-retratos

Muito cuidado na hora de espalhá-los pela casa. É claro que você quer ver os bons momentos e ótimas recordações com família e amigos, mas isso pode ser deixado num álbum ou numa pasta no computador. Escolha um porta-retrato de tons mais neutros e sem muita estampa. Escolha apenas aquelas fotos favoritas e coloca-as sempre à vista.

Flores e vasos

As flores e plantas dão vida ao ambiente, mas ainda que sejam belíssimas precisam de equilíbrio. Flores vibrantes para vasos neutros e flores neutras para vasos coloridos. Além do mais, encher a casa de flores em todos os cantos não é uma boa opção. Um pequeno vaso na mesa de entrada já é o bastante.

Quadros e mais quadros

É possível achar quadros belíssimos, seja de pinturas de artistas ou de fotografias de tirar o fôlego. Porém, até mesmo os quadros não podem ser colocados em qualquer ponto. Verifique a iluminação do local e a altura com a qual eles serão colocados.

Não tente ser o que não é

Por exemplo, o estilo vintage está em alta ultimamente e há muitas pessoas comprando móveis com esse estilo para a sua casa. Comprar algo que não combine com o seu estilo só porque está na moda não dá certo. Você acaba colocando aquilo na casa só para mostrar aos outros que está antenada nas tendências.

O que levar em conta na hora de decorar?

Pense sempre na necessidade dos moradores, pois são eles que passarão 24 horas usufruindo daquele ambiente. Torne o espaço mais funcional possível e na hora de montar a decoração pense para que servirá cada local. Por exemplo, se a maioria gosta de assistir a TV enquanto faz as refeições, não há nada de errado em colocar uma na cozinha ou na sala de jantar.

Saiba como usar pôsteres na decoração da casa.

Se ainda assim bater aquela dúvida, para evitar certas “gafes” você pode contratar um profissional, alguém que consiga adequar a sua personalidade e o seu estilo ao ambiente e tudo com muito bom gosto. Usar revistas de decoração também pode ajudar a dar ideias e soltar a imaginação.

 

Fonte: Nada frágil

6 plantas que serão tendência em 2021
Luminárias: os diferentes tipos e como usar na decoração
Cozinha gourmet: dicas para deixar a decoração do ambiente digna de um chef
Reservatório de água de consumo coletivo: grandes responsabilidades
Medidas de segurança preventiva na locação
Escolha de móveis planejados sem erros!

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário