Separar os recicláveis deve fazer parte do nosso dia a dia

Separar os recicláveis deve fazer parte do nosso dia a dia

Você sabia que nenhum país recicla mais latas de alumínio do que o Brasil? Isso mesmo, segundo dados da Abralatas, divulgados pelo jornal Folha de São Paulo, 98,4% das latas vendidas em nosso país são recicladas, enquanto a média mundial é de 75%. O alto valor de revenda e o eficiente processo de reciclagem do alumínio contribuem para o sucesso destes números. Mas, as boas notícias terminam aí… quando falamos em garrafas pet, por exemplo, os números são desanimadores… De acordo com a Abipet, 49% das garrafas pet consumidas em nosso país ainda são descartadas de forma incorreta.

O sucesso da reciclagem de latinhas no Brasil é uma exceção, pois, todos os dias, toneladas de materiais que poderiam ser reciclados, em especial plásticos, vidros e papeis, vão parar nos aterros sanitários, rios e oceanos causando inúmeros prejuízos ao meio ambiente. Isto prova que a separação de materiais nas casas e condomínios ainda é bastante ineficiente. Para piorar este cenário, a coleta seletiva ainda não faz parte da cultura do nosso país, o que dificulta ainda mais a reciclagem destes materiais.

Apesar disso, a separação de materiais precisa fazer parte do nosso dia a dia! Se a região onde você mora possui algum programa de coleta seletiva, faça a sua parte e separe os recicláveis!  É muito mais fácil do que você imagina! Bastam apenas duas lixeiras, uma para os materiais recicláveis e outra para os não recicláveis e o material orgânico (resto de alimentos). Os recicláveis, ou seja, os vidros, plásticos, papeis e metais, podem ser armazenados todos juntos!

Caso sua cidade ou bairro ainda não tenha um programa de coleta seletiva, procure saber se existem cooperativas que trabalhem com a separação dos recicláveis ou empresas que comprem esses resíduos! Este ano, os três finalistas da categoria “Condomínio Sustentável” do Prêmio Secovi Rio contaram que investem na venda dos recicláveis para empresas especializadas e o dinheiro da venda dos resíduos é rateado entre os funcionários do condomínio que separam os materiais.

Fonte: Condomínios Verdes

Condomínios e a Epidemia da Dengue
21 de fevereiro de 2024
Veja nosso horário de funcionamento na semana de Carnaval
Dicas para reduzir custos e aumentar a eficiência financeira de condomínios
Guarda de chave na portaria pode trazer problemas
Conheça as condições para o uso do FGTS na compra do imóvel
Animais em condomínio: 6 dicas para uma boa convivência

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário